
30 Nov Você Conhece A História Da Berkshire Hataway?
Talvez já tenha ouvido falar sobre Warren Buffett, um dos maiores investidores da história e CEO desta empresa de serviços financeiros e dona de diversos tipos de negócio chamada Berkshire Hathaway. A grande história de sucesso da empresa tem relação direta com Buffett, responsável por seu crescimento e sucesso ao longo dos últimos 56 anos.
Uma ação de sua classe A na New York Stock Exchange (NYSE) custa mais de 300 mil dólares atualmente. Ações da Berkshire Hathaway se mostraram como um investimento excelente até então, tendo rentabilidades melhores que a de grande parte do mercado de ações americanas.
Em 1962, Buffett começou a comprar ações da empresa acreditando que seu preço estava substancialmente abaixo de seu valor intrínseco. Em 1963, o investidor e seus sócios já eram os maiores acionistas da empresa, alcançando posteriormente uma participação de 49% do capital da empresa, que Buffett usou para alterar a equipe de gestão da Berkshire e assumir a posição de Conselheiro do comitê executivo.
Alguns anos depois, como a empresa, que era da indústria têxtil, não estava com um desempenho financeiro favorável, Buffett passou a acompanhar também algumas empresas de seguros. Ele percebeu que era uma indústria em que os clientes pagavam prêmios contra riscos que poderiam ou não acontecer, havia forte movimentação de altos volumes financeiros que não eram sujeitos a juros, recebidos antecipadamente e sendo livres para investimento para as empresas.
Além disso, Warren Buffett tinha uma grande preocupação em estabelecer uma política forte e conservadora de gestão financeira, para que clientes e outros agentes das companhias de seguro confiassem na sua capacidade de pagamento de sinistros, mesmo em épocas de “vagas magras”. Foi com essa oportunidade que o empresário começou a trilhar seu sucesso no mundo de investimentos.
A empresa hoje possui atividades em mais 90 tipos de negócios diferentes, como seguro, energia, consumo e varejo, alimentação, indústrias em geral e investe em empresas como Apple, Wells Fargo, American Express e Coca-Cola.
O QUE PENSAMOS SOBRE A COMPANHIA COMO INVESTIMENTO?
Nossa opinião é de que a empresa tem muita qualidade pois possui subsidiárias com boas vantagens competitivas e uma forte geração de fluxo de caixa por parte da seguradora, que permite o investimento em ativos líquidos. Isso confere à empresa margens brutas estáveis ao longo dos próximos cinco anos.
Vemos também que a companhia tem oportunidades de crescimento sustentadas pelas suas empresas de economia real (transporte, geração de energia e seguradora), bem como por investimentos em ativos precificados abaixo de seu valor justo.
A GEO acompanha a Berkshire Hathaway desde fevereiro de 2017. Como publicamos em nosso último relatório trimestral, Berkshire é uma das empresas que compunham nosso portfólio em 30 de setembro deste ano.