2º Trimestre 2017

Caros investidores,

Nosso objetivo com este relatório é divulgar os resultados de nossa estratégia de investimento no segundo trimestre de 2017, as alterações feitas nos portfólios e oferecer uma breve atualização sobre nosso time.

Encerramos o segundo trimestre do ano com uma valorização de 2,6% em nossa estratégia de longo prazo, acumulando um resultado positivo de 9,9% no primeiro semestre de 2017 (1). Nos últimos 12 meses, desde 30 junho de 2016, nossa rentabilidade acumulada foi de 20,4%.

(1) Estes valores e todos os outros citados neste relatório são baseados em dólares americanos (USD).

RESULTADOS DO TRIMESTRE

Nossa principal estratégia esteve investida em 26 empresas no período, sendo que 10 delas tiveram retorno acima de 5,0%. Dentre essas, gostaríamos de destacar John Deere, Boeing e S&P Global, que valorizaram 13,5%, 11,8% e 11,7% respectivamente.

GRÁFICO 1. VARIAÇÃO DO PREÇO DAS AÇÕES NO PORTFÓLIO (2º TRIMESTRE)

gráfico 1. variação preços

GRÁFICO 2. CONTRIBUIÇÃO PARA A RENTABILIDADE NO TRIMESTRE

gráfico 2. contribuição

ALTERAÇÕES NOS PORTFÓLIOS

Conforme as empresas se valorizam e capturamos o potencial de ganho antecipadamente, realizamos a venda parcial ou integral da nossa posição. Desta forma, desfizemos os nossos investimentos em Safran, LVMH e Swatch (as empresas permanecem em nosso universo de cobertura). Por outro lado, aumentamos nosso investimento em 5 empresas já existentes no portfólio principal e investimos em 3 novas companhias, o que levou a uma redução do nosso caixa de 23,6% para 14,7%.

A concentração do setor de serviços financeiros no portfólio encerrou este período em aproximadamente 40%. As principais empresas que compõem esse setor são Moody´s, American Express, Capital One, Wells Fargo e ICE; nesta última, decidimos dobrar nossa alocação de capital por termos nos aprofundado mais no entendimento sobre a empresa, o que resultou em uma maior convicção sobre a qualidade da mesma.

GRÁFICO 3. COMPOSIÇÃO SETORIAL EM 30 DE JUNHO DE 2017

gráfico 3. composição

ÚLTIMOS 12 MESES

Gostaríamos de aproveitar essa carta para comentar, excepcionalmente, sobre a evolução do nosso processo de investimento no último ano e como isso impactou o nosso portfólio no período.

Ao longo do ano, refinamos nosso entendimento sobre o que são empresas de alta qualidade (conforme descrito em nossa Carta 01) através do aprimoramento das métricas e critérios que usamos. Além disso, na parte quantitativa, estabelecemos uma base de comparação mais estruturada entre as companhias, o que nos permitiu aumentar as alocações nas empresas que refletem nossas maiores convicções.

Um bom exemplo da evolução do processo foi a consolidação de uma metodologia que estabelece preços e pesos máximos e mínimos para as empresas com base na qualidade do modelo de negócio, avaliação intrínseca e sentimento de mercado. Essa ferramenta melhorou nosso processo de alocação de capital à medida que posiciona mais claramente uma empresa em comparação às outras do nosso universo de cobertura em termos de retorno potencial para o portfólio.

Neste período de 12 meses tivemos uma rentabilidade de 20,4% e, talvez não por coincidência, as empresas que mais contribuíram para o resultado foram aquelas de melhor qualidade. Por esse motivo, continuamos totalmente engajados no aperfeiçoamento de nosso processo, a fim de que resultados positivos como esse se materializem de forma consistente no longo prazo.

GRÁFICO 4. VARIAÇÃO DO PREÇO DAS AÇÕES NO PORTFÓLIO (ÚLTIMOS 12 MESES)

gráfico 4. Variação

GRÁFICO 5. CONTRIBUIÇÃO PARA A RENTABILIDADE NOS ÚLTIMOS 12 MESES

gráfico 5. contribuição

ATUALIZAÇÕES SOBRE O TIME

Por último, gostaríamos de compartilhar duas notícias bastante importantes relacionadas ao time: Arthur Siqueira tornou-se sócio em abril e Marcelo Carramaschi se juntou ao time de investimentos em maio. Arthur juntou-se à GEO Capital em 2016, integrando o time de investimentos e atualmente cobre os setores de aviação e viagens, hotelaria e bens de luxo. Marcelo atuou nos setores de infraestrutura, telecomunicações, investimentos público-privado, indústria pesada e aviação antes de se juntar ao time da GEO Capital. Marcelo é formado em Empreendedorismo pela Babson College e possui mestrado em Management pela Universidade de Stanford.

Agradecemos mais uma vez seu apoio e nos colocamos à disposição para conversar em maiores detalhes sobre quaisquer temas abordados neste relatório.

Grande abraço,

Equipe GEO Capital

Esta carta é uma publicação realizada com o propósito de divulgar informações e não deve ser considerada como uma oferta de venda dos fundos da GEO Capital e/ou recomendação de investimentos em nenhum dos valores mobiliários. Os julgamentos, dados e valores mobiliários citados são apenas opiniões expostas e válidas até a presente data. Tais opiniões, podem mudar sem aviso prévio a qualquer momento. Performance passada não é necessariamente garantia de performance futura. Os investidores em fundos não são garantidos pelo administrador ou por qualquer mecanismo de seguro ou ainda, pelo fundo garantidor de crédito (FGC).

 

Visualizar em PDF